5 melhores aplicativos para edição de fotos

Uma das coisas que mais gosto de fazer no celular é baixar aplicativos pra testar. Isso já vem de anos! Sempre tive muitos porque vou baixando todos que vejo em algum lugar, principalmente os de edição de fotos. Pensei até em escrever aqui que tenho uns 20 apps de edição, mas tive a curiosidade de ir contar de fato e me dei conta de que estou com 32 atualmente! É tanto app, fazendo tanta coisa diferente, que eu nem me lembrava que tinha tantos. Tem alguns que são de edição mais simples, outros acrescentam algum tipo de efeito (tipo bokeh, flare, dupla exposição, colagens, etc), mas a verdade é que a gente sempre tem alguns preferidos e que usa mais, então separei pra esse post os 5 melhores aplicativos para edição de fotos! E o melhor: são todos grátis!
Passe o mouse nas imagems para ver mais informações ou clique para ampliar.

Se você quer guardar esse post para ler depois, clique aqui e seu Pinterest. 😉 

TOP 5 melhores aplicativos para edição de fotos:

 

over app5º – OVER

O Over é uma coisa linda e só está em 5º lugar aqui porque eu uso pouco os recursos dele atualmente pra fotos que posto no feed do instagram do blog, mas sempre o uso pra fotos que coloco no stories por exemplo.

Ele é principalmente pra escrever textos nas imagens. Sabe aquelas fontes bonitas tipo um título ou uma frase em uma foto? Então, podem ser feitas com esse app! A interface dele é bem amigável e já dá pra começar a usar assim que baixa.

Na parte de escolher as fontes, tem várias opções de estilos diferentes, e ainda dentro desses estilos podemos escolher algumas também entre bold, italic, tudo maiúsculo, tudo minúsculo, etc. Dá pra escolher também o alinhamento, a curvatura, cor, tamanho, opacidade e rotação.


retrica app4º – RETRICA

Esse eu adoro também! Ele tem opção de editar uma foto já existente ou fazer uma foto nova já usando os filtros dele, que são muuuuuuitos!!! Tem filtro pra todo tipo de gosto!

Além de fotos, ele faz gifs e vídeos. Tem uns filtros que são interessantes por exemplo pra fazer uns stories diferentes de vez em quando no instagram.

A única coisa que acho que perde um pouco de pontos é que altera um pouco a qualidade da foto. Muitas vezes, tanto a edição a partir de uma foto já existente, quando a partir de uma foto feita no próprio app, deixa a imagem um pouco mais pixelada ou um pouco embaçada dependendo da foto. Mas ainda assim eu gosto porque parece que deixa a imagem com “mais estilo”. E se for pra instagram, quase não dá pra notar porque a foto não é visualizada de maneira grande.

Abaixo está a mesma imagem com 3 (dos muitos) filtros diferentes. Passe o mouse em cima de cada foto pra ver o nome do filtro que foi usado.

 

picsart app3º – PICS ART

O PicsArt é daquele apps que a gente consegue passar uma tarde inteira testando todas as opções que ele tem! Dá pra editar foto, fazer colagens, desenhar e colocar adesivos. Eu o baixei recentemente mas como já foi amor a primeira vista, já veio para no 3º lugar dos meus 5 melhores aplicativos para edição de fotos.

Dentro da parte de editar tem muitas opções artísticas daquelas de transformar a imagem em vários estilos de pintura, estilos de desenho, de história em quadrinhos, etc (até estilo Romero Britto tem pra quem gosta). Tem opção de colocar moldura, balão de texto, formas geométricas, efeitos de flash, desenhar, fazer máscaras, recortar, colocar, texto, e várias outras coisas, mas o que eu gosto mesmo nesse app é a opção de mudar a paleta de cores da imagem! É basicamente só pra isso que eu uso esse app e amo!!!
Essa foto da edição abaixo é a única aqui do post que foi feita com câmera profissional (para o post sobre dia de Sant Jordi em Barcelona), mas todas as outras foram feitas com celular. Eu mudei a paleta de cor do verde claro pro rosa e olha como essa simples mudança já dá um outro ar pra imagem! Ah, eu tenho a opcão de não alterar toooodos os verdes da foto. Eu posso ir apagando o que eu quero que mantenha a cor original (como fiz com o verde do detalhe do cabo da rosa que estou segurando).

 

2º – VSCO CAM

Esse eu acho que é um dos apps mais usando pra filtros! No Pinterest, Instagram, Tumblr, a gente sempre esbarra em muitas fotos editadas com ele. No instagram a hashtag com esse nome tem milhares de publicações. E isso é porque ele tem uma variedade muito boa de filtros! E também conseguimos combinar vários na mesma imagem, além de conseguir editar se quer o filtro mais forte ou mais fraco, e também há opção de editar à “mão livre” algum aspecto específico. Quando quero passar um sentimento a mais nas minhas fotos, sempre uso esse app! Seja pra deixar a imagem mais clarinha, ou pra dar um aspecto de filme, mudar um pouco a paleta de cor, etc. Ele é ótimo pra dar um estilo a mais!

 

 

snapseed1º – SNAPSEED

Enfim meu preferido! Meu 1º lugar dos 5 melhores aplicativos para edição de fotos!
Se um dia alguém me disser que preciso apagar todos (os 31) apps de edição e ficar só com 1, é com o Snapseed que ficarei! Não por ele ter muitos filtros, nem por mudar paleta de cor, nem nada assim, mas simplesmente porque antes de editar qualquer foto em outro app, a primeira edição vem sempre dele! Isso porque ele faz milagre em algumas fotos!

Sabe, por exemplo, aquelas selfies que você tira em ambientes muito claros e que você só tem 2 opções:
A) ou foca no seu rosto e deixa a paisagem que está atrás de você toda estourada esbranquiçada
B) ou foca na paisagem e deixa seu rosto totalmente escuro mostrando só a silhueta da sua cabeça.

Já aconteceu isso com você? Então, esse é um dos problemas que esse app resolve, porque ele tem uma opção em que você consegue editar só determinada parte da foto que você quer, então eu por exemplo em casos como esse de ter que escolher em que parte colocar o foco, sempre coloco na paisagem (e deixando meu rosto escuro) porque depois sei que consigo clarear só meu rosto e manter a paisagem atrás.

Mas as opções dele não se limitam só a isso. Dá pra ajustar a imagem que ficou torta, fazer seleção de branco (que equilibra as cores da imagem), editar a iluminação (de várias formas diferentes), entre outras coisas, mas um dos recursos que mais amo é que dá pra “corrigir” detalhes das imagens. Então sabe aquela foto que você tirou na praia e que tinha um monte de gente mas você quer que o mar seja o foco principal da imagem? Então! Dá pra apagar todas as pessoas que estão na água <3
Nessas edições abaixo eu tirei todo mundo da água e também um pedacinho de canga que tinha de alguém na areia. Olhando assim o antes e depois você até consegue ver uma diferençazinha na água, mas imagina que você está vendo a imagem final pela primeira vez e não tem ideia de que ela foi editada. Ninguém vai ficar perdendo tempo analizando as ondinhas do mar pra saber se tinha gente ali ou não né. Dá pra passar despercebido. 🙂 

Esses são meus 5 melhores aplicativos para edição de fotos, meu TOP 5 dos que mais uso. Muitas vezes uso uns 3 deles numa mesma imagem, cada um pra editar algum detalhezinho.

E você, tem também um app de edição preferido que sempre passa suas fotos por lá? Conta aqui nos comentários qual é e qual a função dele que faz você gostar tanto!

 

Quer ver fotos e dicas de onde já fomos? Siga o instragram @blogfuiali e FanPage Blog Fui Ali e não perca nenhuma informação.

Autora

Paola Ramos

Mineira, 30 anos, leonina, designer, e acha que é fotógrafa nas horas vagas. Adora conhecer novas culturas, tradições e principalmente experimentar a culinária de cada local. Criou o blog para deixar registrado os lugares que já foi e mostrar dicas que possam ajudar quem quer ir.

Author Social Media Icons

11 Comments 5 melhores aplicativos para edição de fotos

  1. rui batista setembro 11, 2017 at 7:01 pm

    Confesso que não uso nenhum… mas os meus amigos insistem que deveria experimentar 🙂 O teu post mostra muito bem as melhores opções e explica as suas vantagens. Gostei. Obrigado pela partilha 🙂

    Reply
  2. Susana | Falar de Viagens setembro 11, 2017 at 4:25 pm

    Muito bom post, obrigada pelas dicas!! Andava à procura de algum aplicativo para editar fotos que eu realmente gostasse, mas até agora não tinha encontrado nenhum. Dessa lista, os unicos que experimentei foram o VSCO cam e o Retrica e admito que não sou muito fã, mas terei de experimentar os outros! Adorei a edição da foto de Sant Jordi

    Reply
  3. angela sant anna setembro 11, 2017 at 3:18 pm

    q legal, eu so conhecia os dois ultimos da lista! meu favorito eh o snapseed, muda totalmente as fotos!!

    Reply
  4. Fábio Junior Alves setembro 11, 2017 at 1:34 pm

    Eu já usei muitos destes aplicativos e adoro, mas ainda não conhecia o Over e gostei muito do estilo de textos, valeu pela dica!!!

    Reply
  5. Michelle setembro 10, 2017 at 4:42 pm

    Por incrivel que pareça, não conhecia nenhum desses. Vou baixar todos

    Reply
  6. Martinha Andersen setembro 9, 2017 at 7:19 am

    Amooooo posts com aplicativos de edição de fotos. São os que mais tem no meu celular. Desses já uso o Over e Snapseed (meu preferido). Vou testar os outros. =)

    Reply
  7. Diego Cabraitz Arena setembro 8, 2017 at 9:00 pm

    Nossa eu não uso nenhum desses. Vou aproveitar o feriadão e baixar para testa-los. Muito obrigado pelas dicas =)

    Reply
  8. Martina setembro 8, 2017 at 11:54 am

    Snapseed também é o nosso preferido, mas que interessante algumas funcionalidades dos outros Apps, Muito legal a dica 🙂

    Reply
  9. Flávia Donohoe setembro 8, 2017 at 10:49 am

    Só conhecia os dois primeiros, vou testar os outros, parecem muito úteis, obrigada por compartilhar, abraços

    Reply
  10. Christian Gutierrez setembro 8, 2017 at 10:02 am

    Muito útil essa lista de aplicativos para edição de fotos, conhecia só dois da sua lista. Legal conhecer esses outros.

    Reply
  11. Gabriela Torrezani setembro 8, 2017 at 9:18 am

    Ótima lista, obrigadaaaa! Ajuda muito quem trabalha com fotos para redes sociais. Desses só conheco o snapseed e devo confessar que também ADORO. Ele faz milagre em algumas fotos heheh

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *