5 aplicativos gratuitos para aprender e praticar um novo idioma

Quando começamos a pensar em morar fora, confesso que uma das coisas que mais me fizeram ficar em dúvida se estava na hora mesmo era o idioma! Mudar do Brasil pra um local novo e que não falamos a língua é meio que desesperador. Foi aí que veio a ideia de voltar a estudar e praticar outras línguas usando aplicativos gratuitos.

Eu já tinha estudado espanhol uma vez, mas foi em um cursinho pré vestibular, há mais de 10 anos atrás em um momento em que a maioria dos adolescentes escolhiam fazer uma prova de Enem em Espanhol e não em Inglês, porque o Espanhol era mais fácil né, já que pelo menos se parece com o Português e para o curto tempo que tínhamos, parecia a melhor opção, mas enfim, estou contando essa parte só pra contextualizar o curtíssimo tempo que tive contato por algumas horinhas da semana com o Espanhol.

E aí quando descobrimos / decidimos que teríamos que mudar pra Barcelona, o início do desespero começou a surgir! Eu não teria tempo suficiente pra aprender a falar a língua, então precisava pelo menos começar a estudar por conta própria pra aprender, e foi aí que comecei a pesquisar por aplicativos gratuitos em que podemos aprender e praticar novas línguas!

Se você nos segue no instagram já deve ter me visto falando sobre alguns deles no stories explicando como funcionam. Estamos sempre dando algumas dicas por lá! 😉

 

 

5 aplicativos gratuitos:

 

duolingo aplicativos gratuitosDUOLINGO

O primeiro que descobri e que é também o mais conhecido foi o Duolingo!

No Duolingo podemos escolher várias línguas para aprender e ele começa desde as coisas mais básicas como cores, dias da semana, nome de objetos, profissões, etc. Depois aos poucos vai inserindo frases e os exercícios variam entre você escrever algo que ouviu, pronunciar as palavras, ver um desenho e descrever a imagem, etc. Ele é bem dinâmico e você vai avançando níveis a medida que vai fazendo todos os exercícios. Eu o acho muito bom, porque ele me deu base para aprender o básico e me ajudou principalmente com nome de objetos e estrutura de frases.


tandem aplicativos gratuitosTANDEM

Um outro aplicativo que uso muito e adoro é o Tandem! Mas ele é mais pra quem já passou pelo menos pelo básico de uma nova língua, porque nele você pratica em conversas com nativos da língua! Pra começar, você preenche as informações do seu perfil, dizendo qual é sua língua materna (ou quais são as línguas que você domina) e coloca também quais sãos as línguas que você quer aprender. Aí aparecerá pra você uma lista com várias pessoas que querem aprender justamente a língua que você fala, e que falam a língua que você quer aprender, então é uma mão de via dupla. Depois é só começar a conversa que pode ser apenas por texto, mas também pode ser por áudio ou vídeo. E uma coisa super interessante desse app também é que quando você manda uma mensagem de texto, a outra pessoa pode fazer correções caso você escreva alguma coisa errada. 

 

DICAS
Quer saber mais dicas?
Fique de olho nos nossos stories no instagram @blogfuiali e nos posts da FanPage Blog Fui Ali

 

babel aplicativos gratuitosBABEL

O Babel eu conheci primeiro o site pra depois ir para o aplicativo. Nele você pode escolher se é nível iniciante ou avançado. Os exercícios são legais também porque envolvem leitura, audição, escrita, identificação de desenhos e a cada exercício tem um áudio também que mostra como pronuncia todas as palavras que são mostradas na tela.

O progresso vai sendo salvo e sincroniza com a sua conta de usuário. Ele pode também ser baixado pra usar offline.


 aplicativos gratuitosBUSUU

Eu baixei o Busuu pra testar e logo depois de fazer o cadastro aparece um teste que dura cerca de 7 minutos. Depois ele abre algumas lições pra ir fazendo.

Nesse app tem exercícios de fala, gramática, compreensão oral, escrita, memória, expressões e outras opções. Eu achei bem interessante porque ele tem umas coisas “mais difíceis” que outros apps. Os exercícios de ouvir e escrever por exemplo, faz uso de umas palavras que não são aquelas básicas fáceis de entender (no nível avançado), e aí se você errar a maneira como escreve, ele conta como se você tivesse errado a palavra toda, então te força a saber escrever bem também, e não apenas saber a pronuncia das palavras.


rosetta stones aplicativos gratuitosROSETTA STONE

Nesse app você vai liberando novos modos à medida em que vai completando as lições.
São vários níveis e cada um tem algumas unidades com lições que variam entre pronúncia, leitura, vocabulário, escrita e gramatical. E assim como os outros, tem vários idiomas disponíveis, e claro os mais comuns como inglês e espanhol.

 

Eu já usei todos esses aplicativos gratuitos algum momento, mas os dois que mais gosto e que me atendem muito bem são o Duolingo pra aprender, e mais ainda o Tandem pra praticar. Ele é o que mais uso porque acho super completo e realmente ajudar muito!

E você, já usou algum desses? Usa algum diferente que vale a pena entrar aqui na lista também?

 

 



Booking.com

Autora

Paola Ramos

Mineira, 30 anos, leonina, designer, e acha que é fotógrafa nas horas vagas. Adora conhecer novas culturas, tradições e principalmente experimentar a culinária de cada local. Criou o blog para deixar registrado os lugares que já foi e mostrar dicas que possam ajudar quem quer ir.

Author Social Media Icons

18 Comments 5 aplicativos gratuitos para aprender e praticar um novo idioma

  1. Carolina Panissa Fevereiro 15, 2018 at 10:04 pm

    Oii! Eu já testei a maioria e o que se manteve firme e forte foi o duolingo e um site interessante que ensina idiomas e outras matérias gratuitamente, se chama kultivi, tá aqui o link. http://www.kultivi.com/
    Ele me ajudou muito!

    Reply
  2. Cacilda lima Fevereiro 13, 2018 at 6:14 am

    Um dis melhores que conheço é “english listening and speaking”, e o melhor de todos “w lingua” este último tem excelentes listenings, com possibilidade de conprar premium por 15 reais mês, comprei pela qualidade, muuito bom.

    Reply
  3. Adrielle Saldanha Fevereiro 9, 2018 at 10:37 am

    Hoje em dia é bem mais fácil aprender outro idioma, já existem vários aplicativos para isso e que facilitam bastante a nossa vida e nos permite economizar bastante. Usei muito o Duolingo para o aprender Alemão. Acho ótimo, boas dicas!

    Reply
  4. Pan Lopes Fevereiro 7, 2018 at 2:01 pm

    Adorei as dicas estudo por um chamado Menrise que é bem complementar ao Duolingo !
    Vou baixar o Tandem !!! Será muito util
    Estudo Japonês é dificil ter com quem treinar
    Gratidão

    Reply
    1. blogfuiali Fevereiro 7, 2018 at 8:43 pm

      Esse Menrise eu nunca ouvi falar. Vou baixar também pra testar! 😉

      Reply
      1. Gaby Fevereiro 15, 2018 at 12:09 am

        Memrise é muito bom e se tornou meu favorito! Comecei com ele depois que concluí o Duolingo. Já baixei o Tandem pra testar tbm..

        Reply
        1. Gaby Fevereiro 15, 2018 at 12:11 am

          Ah, o busuu eu conhecia o site, mas nunca testei o aplicativo. Era bem divertido cuidar do jardim de idiomas. Tem outro bem semelhante ao busuu que é o LinguaLeo, só que é mais para enriquecer vocabulário com repetição de palavras, associando palavras à imagens.

  5. Nadine Fevereiro 6, 2018 at 2:13 pm

    O Tandem é muito útil mesmo! Para praticar Listening eu geralmente procuro incluir podcasts nos idiomas estudados. Muito bom!

    Reply
  6. Leo Vidal Fevereiro 4, 2018 at 10:12 pm

    Já usei o Duolingo e gostei bastante. Os outros ainda não conheço, mas vou baixar para poder avaliar!

    Reply
  7. Flávia Donohoe Fevereiro 3, 2018 at 9:07 pm

    olha que interessante, não conhecia esse tandem e nem esse busuu, já vou testar, obrigada por compartilhar!

    Reply
  8. Lulu Freitas | Let's Fly Away Fevereiro 2, 2018 at 2:47 pm

    Ótimas dicas. Eu já usei o duolingo e gostei. Achei bem prático. Aprender mesmo que um pouquinho do idioma local ajuda muito em uma viagem.

    Reply
  9. ADRIANA MAGALHAES ALVES DE MELO Fevereiro 2, 2018 at 2:28 pm

    Que legal! Adorei a proposta do Tandem, não conhecia. Um bom jeito de aprender e ainda poder fazer amizade…

    Reply
  10. Fabia Fuzeti Fevereiro 2, 2018 at 11:29 am

    Só conhecia o Duolingo, que também usei bastante antes de mudar para Barcelona. E aqui temos esse problema das coisas estarem todas em Catalão e o Espanhol não deslanchar por causa disso. Você está estudando catalão também? Vamos começar o B3 agora. Curtindo muito aprender as duas línguas.

    Reply
    1. blogfuiali Fevereiro 2, 2018 at 12:41 pm

      Oi Fábia! Ainda não comecei a estudar o catalão. Estou me adaptando ao Espanhol ainda, aí tenho um pouco de receio de começar o catalão e misturar muito, porque tem algumas palavras iguais ao Português tb né. Aí to receosa de fazer agora e misturar as 3 línguas e não falar bem nem Espanhol nem Catalão haahhaha
      Mas quando eu tiver mais segura com o Espanhol vou começar sim =)

      Reply
  11. Keul Fortes Fevereiro 1, 2018 at 7:50 pm

    Amei! Estou baixando todos em 3,2,1.. Muito útil essa dica viu?! Nada como aprender um novo idioma para ajudar em futuras viagens!

    Reply
  12. Luli Fevereiro 1, 2018 at 2:46 pm

    Adorei as dicas! Já conhecia alguns, mas o Tandem e o Babel são novidade para mim! Vou baixar já, adoro aprender outros idiomas! 🙂
    Beijinhos!

    Reply
  13. Viviane Carneiro Fevereiro 1, 2018 at 1:06 pm

    Adorei as dicas! Não gosto muito de estudar idiomas, mas talvez com esses aplicativos seja mais interessante.

    Reply
  14. Edson Amorina Jr Fevereiro 1, 2018 at 8:22 am

    Eu estudei alemão um tempo pelo Busuu e gostei. Esses aplicativos e sites de estudo dependem muito de nossa força de vontade e dedicação, mas realmente dá para estudar sim. Muito boa lista.

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *