Barcelona grátis o ano inteiro

Barcelona não é uma cidade grande, mas a quantidade de coisas interessantes que se tem pra fazer nela é enorme! E o melhor de tudo: temos muitas opções que são gratuitas, ou seja, o dinheiro curto ou a vontade de fazer uma viagem mais econômica não é problema para ficar sem conhecer lugares incríveis! Por isso fizemos essa lista com vários passeios pra você conhecer uma Barcelona grátis o ano inteiro!

 

Fonte Mágica de Montjuïc

barcelona gratis o ano todo Font montjuic
Font Montjuic | Foto: guia.barcelona.cat

Essa foi uma das primeiras coisas que fizemos quando chegamos à Barcelona! É um espetáculo de coreografia com água, cor e música da Fonte Mágica que está aos pés da montanha de Montjuic. Fomos no verão e estava bem cheio, mas como a água sobre muito, a multidão não atrapalha tanto.

É possível ver quase todos os dias do ano! Veja a programação abaixo.

Periodo Dias Horários Observações
De 1º de abril a 31 de maio Quintas, Sextas e Sábados de 21:00h a 22:00h Com música e cor: 21h / 21:30
De 1 de junho, a 30 de setembro De quarta a domingos de 21:30h a 22:30h Com música e cor: 21:30 / 22h
De 1 de outubro, a 31 de outubro Quintas, Sextas e Sábados de 21h a 22h Com música e cor: 21h / 21:30
De 1 de novembro, a 6 de janeiro Quintas, Sextas e Sábados de 20h a 21h Com música e cor: 20h / 20:30
De 7 de janeiro, a 28 de fevereiro Todos os dias fechado Fechado para manutenção anual
De 1 de março, a 31 de março Quintas, Sextas e Sábados de 20h a 21h Com música e cor: 20h / 20:30

Localização: Pl Carles Buïgas, 1 – Bairro: El Poble-sec


Mercado de la Boquería

mercado-la-boqueria
Mercado la boqueria | Foto: fanpage Mercado Boqueria

É mais que um mercado comum: é o paraíso para quem gosta de experimentar a comida do mundo. É possível encontrar produtos locais de qualidade, frutas exóticas, frutos do mar frescos, além de ter também os famosos tapas em alguns bares que tem lá dentro. Sem dúvida é um dos lugares mais característicos para se conhecer em Barcelona

Localização: Rambla, 91 08001 Barcelona
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, de 8h às 20:30h


Las Ramblas

la-rambla
Las Ramblas | Foto: shutterstock

A Rambla é uma grande rua (tipo um calçadão central) que vai desde a Plaza de Cataluña até o Colón, e você pode começar esse passeio pela praça, que já vou logo avisando: é cheia de pombos! Os pombos são meio que uma coisa turística por alí! Todas as vezes que passei, sempre tinham pessoas jogando comida pra eles e tirando fotos. Então você pode começar por ali e ir andando pela Rambla em direção ao porto. É nesse caminho que está o Mercado de La Boquería, citado acima. Ao final da Rambla tem sempre também algumas estátuas humanas, mas elas são tãaaao bem feitas que juro que da primeira vez que passei por alí não me dei conta de que eram pessoas reais!

Mas uma dica super importante: fique de olho nas suas bolsas e mochilas! A Rambla é um local de grande concentração de turístas e as vezes têm uns batedores de carteira por alí. Dizem que eles abrem bolsas e mochilas e pegam pequenos objetos sem que a pessoa perceba. Nunca aconteceu com a gente, mas é melhor não deixar os bolsos muito livres nessa área.

 

Hospedagens em Barcelona
Fazendo a sua reserva através do nosso link de parceiro no Booking, você garante um ótimo preço e nos ajuda a manter o nosso blog, sem pagar nenhum centavo a mais por isso 😉

 

Basílica Santa María del Mar

Basílica Santa Maria del Mar
Basílica Santa Maria del Mar

Também conhecida como a catedral do mar porque foi financiada e construída no antigo bairro de pescadores e marinheiros que costumava ocupar esse lugar. Para quem gosta de visitar igrejas, essa é uma das opções gratuitas existentes!

No interior dessa basílica você poderá encontrar o estilo gótico local. Ela está localizada nas ruazinhas estreitas do bairro do Born que por sí só já é um ótimo passeio!

Localização: Plaça de Santa Maria, 1.


Born

bairro born barcelona gratis o ano inteiro
Bairro Born |

Quando eu digo que o Born por sí só já é um ótimo passeio, não estou exagerando! Ele é um dos bairros mais bonitos de Barcelona, com edifícios medievais que faz você pensar que está em outra época! Muitas ruas são tão estreitas que nem sequer passam carros. E tem lojinhas, restaurantes, bares e cafés encantadores pra todo lado.

O seu eixo central é o Passeig del Born, que tem a igreja de Santa Maria del Mar em uma extremidade e o recém-restaurado Centro Born Cultural no outro. Vale a pena caminhar até a seção nordic menos gentrificada do bairro, acima de C/ Princesa, que tem sua própria parcela de atrações – a sala de concertos Modernista Palau de la Música, o colorido mercado de Santa Caterina e a igreja medieval de Sant Pere.


Catedral de Barcelona

Catedral de Barcelona
Catedral de Barcelona

Essa Catedral é linda e eu fiquei encantada no dia que a conheci! É uma basílica que passa pelos estilos romântico e gótico e teve a construção finalizada no século XIX quando foi feita a fachada no estilo Neogótico. Nessa catedral se destaca a cripta de Santa Eulalia que é a antiga padroeira da cidade, e o claustro. Possui estilo gótico e pode ser visitado durante todo o ano.

Fique atendo aos horários, porque só em algumas partes do dia essa Catedral é gratuita!

Dias e horários grátis: De segunda a sábado, das 8h às 12:45 (e aos domingos e feriados de 8h às 13:45), e das 17:15 às 19:30.


Passeo de Gracia

casa batllo
Casa Battlo

É uma das ruas mais glamurosas de Barcelona, e não digo isso apenas pelas várias lojas de moda que tem por alí, mas principalmente pela arquitetura dos edifícios. Sempre que tenho opção de passar por alí, vou andando e olhando pra todos os lados, porque tudo é lindo!

Bem próximo uns dos outros estão a casa Lleó Morera, a casa Ametller e a casa Batlló que se você tiver sorte de vir a Barcelona perto de alguma data comemorativa, ela estará toda enfeitada pelo lado de fora com o tema. Temos até um post mostrando como ela fica linda toda enfeitada de rosas na época do Sant Jordi

A poucos metros da casa Batlló está a Casa Milà, também conhecida como La Pedrera, uma das obras primas do modernismo do mundo.

Todos esses locais formam parte da rota do Modernismo de Barcelona. É imperdível! Além de todas as opções de lojas de roupas e jóias que tem alí pelo Passeo de Gracia.


Arco do Triunfo

Arco do Triunfo
Arco do Triunfo | Foto: @blogfuiali

Outro destaque arquitetônico em Barcelona é o Arco do Triunfo. Embora certamente inspirado por outros acessos de vitória europeus, este gigante de tijolos vermelhos foi construído como um meio de entrada para as visitas à Feira Mundial de Barcelona de 1888.

Vale a pena passar pra admirar os detalhes da estrutura! Além de também ter sempre alguma coisa interessante acontecendo por alí. Seja alguma feirinha ou apenas os “acontecimentos” mais comuns mas não menos bonitos, como as pessoas que ficam fazendo bolhas enormes de sabão, o que deixa a criançada louca de alegria!


Parque de la Ciutadella

Parc de la Ciutadella
Parc de la Ciutadella | Foto: @blogfuiali

Durante muitos anos esse foi o único parque público de Barcelona e atualmente é o maior parque urbano, depois do Montjuic. Está situado no barrio Ribera, o triángulo entre a Estação de Francia, o Arco de Triunfo e a Villa Olímpica. No verão acontecem alguns eventos lá dentro, mas durante todo o ano ele é aberto ao público. As pessoas gostam de ir alí caminhar, fazer pic nic, se juntar em grupo de amigos para fazer slack line, tocar violão, etc.

Dentro do parque também tem um pequeno lago com patos e cisnes em que se pode andar de barquinhos. Esses barquinhos custam em torno de 4 euros pra duas pessoas.

Pra quem se interessa, lá dentro também tem a entrada de um zoológico.

O parque é todo muito agradável e mesmo nos dias que está mais cheio (normalmente no verão) é possível encontrar algum cantinho calmo pra passar um tempo.


Museus (diversos)

Museu Pablo Picasso
Museu Pablo Picasso | Foto divulgação

Se tem uma coisa que não dá pra deixar de fora do roteiro por causa de dinheiro são os museus! Isso porque em Barcelona tem muuuuuitos museus, e em todos você pode entrar grátis se ficar de olho nos dias possíveis!

Pra isso, temos algumas opções:

  1. Cada domingo do ano, após as 15h é possível entrar gratuitamente nos seguintes museus: MUHBA Plaza del Rey; Real Monasterio de Santa María de Pedralbes; Museo de la Música; Museo Azul y Jardín Botánico del Museo de Ciencias Naturales de Barcelona; Museo Frederic Marès; Museo Picasso; El Born CCM; Castillo de Montjuïc; Museo de Culturas del Mundo; Museo Etnológico; CCCB. Centro de Cultura Contemporánea de Barcelona, y Museo Marítimo de Barcelona.
  2. Na grande maioria dos museus a entrada é gratuita em todo primeiro domingo de cada mês, durante todo o horário de funcionamento.
  3. Em alguns dias durante o ano alguns museus também ficam gratuitos. As datas são: 24 de setembro (Día de la Merced), 12 de fevereiro (Día de Santa Eulalia), e 18 de maio (Dia Internacional dos Museos).
  4. E a noite mais especial do ano pra isso, que é a Noite dos Museus! Nessa noite, todos os museus abrem as portas gratuitamente de 19h à 1h da madrugada para que você possa conhecer a maior quantidade de museus que conseguir ir! No ano passado nós acabamos indo apenas no do Monjtuic (tem post falando sobre isso aqui), mas esse ano queremos ir em mais!
    Em 2018 acontecerá no dia 20 de maio, e você pode ter mais informações e ver as rotas aqui.

La Barceloneta

barceloneta
Praia de Barceloneta

Barceloneta é um dos bairros mais emblemáticos e turísticos de Barcelona! As ruas são em sua maioria bem estreitas e com varandinhas com flores (e algumas roupas secando também hahah) por vários locais. É um passeio bem gostoso, além de você ter a opção de fazê-lo também pela orla da praia (recomendo) e até se aventurar a entrar no mar se tiver no verão (no inverno acho melhor levar um casaco e ficar no máximo na areia mesmo). Alí pela orla ficam várias pessoas fazendo caminhada, correndo, andando de patins, patinete, bicicleta, skate…

Uma ótima opção também é ir conhecer o Eclipse, um espaço (bar) no 26º andar do Hotel W. A vista lá de cima é incrível!

O que não falta é agitação nessa área! E as opções de lugares para comer são grandes também!

Nessa região há muitas opções de hospedagem. Para ver todas, clique aqui.


Festas populares dos bairros

Festa de Grácia
Festa de Grácia

Dizem que Brasileiro gosta de festa, mas as vezes eu chego a pensar que os moradores de Barcelona superam essa fama! Isso porque todo mês tem alguma festa acontecendo em alguma rua da cidade. E no verão a frequência passa a toda semana! Algumas inclusive duram por vários dias!

Durante o verão sempre vai ter alguma festa acontecendo pelas ruas de algum bairro. E é uma coisa super interessante porque a gente consegue ver a união dos moradores! Eles próprios se juntam para fazer as coisas que enfeitarão as ruas, fazem jantares e umas espécies de churrasco durante o tempo que estão se preparando e a festa pra eles já começa alí, na preparação!

Uma das festas de bairro mais famosa e popular é a do bairro de Gracia. Os moradores do bairro trabalham durante meses para montar toda a estrutura dos enfeites, e não são coisinhas bobas não: eles chegam a fazer umas coisas tipo carro alegórico do carnaval do Brasil (lógico, bem menores). E cada rua é enfeitada com um tema. É uma festa realmente muito bonita e animada, com vários shows, concursos e brincadeiras. E é pra família toda.

Se tiver por aqui no verão, procure saber em que bairro estarão acontecendo essas festas! Essa do bairro de Gracia é por volta de meados de agosto.


Bairro Gótico

Bairro-gotico
Bairro Gótico | Foto: @blogfuiali

Localizado no distrito de Ciutat Vella, no coração da cidade, o Bairro Gótico é a zona mais antiga e uma das mais encantadoras de Barcelona. Esse bairro tem aquelas ruazinhas típicas bem estreitas e com lojinhas, bares e restaurantes por todos os lados.  Essas ruas são como um grande labirindo de pedra medieval que vão fazer você lembrar daquele filmes de épocas passadas. É nele que está situada a Catedral de Barcelona, a Plaza Sant Jaume, a Plaza Real, a Plaza Del Rey e várias outras coisas interessantes.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre o bairro, pode fazer também um Free Walking Tour. Eu já fiz e achei que valeu super a pena!


Free Walking Tour

free walking tour barcelona gratis o ano inteiro
Free Walking Tour | Foto ilustrativa

Já que citei isso acima, vou incluir aqui na lista também!

O Free walking tour é uma ótima opção não só para os turistas, mas também paras as pessoas que estão morando em Barcelona e querem conhecer mais a fundo sobre os lugares!

Se você não tem ideia do que eu estou falando, nós já explicamos tudinho nesse post aqui de como funciona esse tipo de tour guiado.

Esses tours vão para vários lugares da cidade. É só você encontrar o grupo que você quer e seguí-los. No dia que eu fiz, tínhamos a opção de fazer o tour de Gaudi ou pelo bairro Gótico. Como grande apaixonada pelo bairro Gótico, escolhi essa segunda opção e foi uma experiência muito legal! É interessante ver como a gente passa várias vezes pelos mesmos locais e não temos a menor ideia de quanta história existe por trás de cada canto. Hoje quando passo pelos locais que andamos no free walking tour, sinto um certo orgulhinho por saber quantas coisas importantes sei que aconteceram alí em outras épocas.

Os grupos se encontram normalmente em frente a Catedral de Barcelona.


El Born Cultural Centre

el-born-center
El Born Center

Esse lugar é muito interessante! É um espaço histórico, um núcleo de memória coletiva e uma instalação cultural do século XXI única na Europa. Como espaço histórico foi o primeiro edifício de arquitetura de ferro em Barcelona, é um exemplo vivo do boom da cidade como uma metrópole européia durante o século XIX. Alí dentro há um depósito arqueológico de casas que foram demolidas para construir uma imponente cidadela de repressão.

Como núcleo de memória coletiva, o CCM de El Born recorda os acontecimentos da Guerra de Sucessão e as consequências de grande alcance que tiveram para Barcelona e Catalunha.

Como centro cultural, o CCM de El Born é um mercado cultural, um espaço multiusos aberto a todos com um programa diversificado que inclui atividades literárias, teatrais e musicais, entre muitas outras.

Localização: Plaça Comercial, 12.


Mirador Arenas de Barcelona

O Centro Comercial Arenas, foi criado em uma antiga praça de touros. Nele você encontra vários andares com lojas e cafés e, lá em cima de tudo, tem um espetacular ponto de vista 360º que vale a pena visitar! Eu fui alí por acaso num dia que tinha ido ver umas lojas, e me surpreendi quando vi que para acesar esse último andar era grátis. Era um fim de tarde e pudemos ver o por do sol dalí!

Nessa parte há também algumas opções de restaurantes para almoço e jantar. Entre as opções tem: italiano, japonês, mediterrâneo… E eles ficam abertos até as 2h da madrugada.

Caso você queira, tem também um elevador com vista panorâmica, mas aí pra descer (ou subir) nele é necessário comprar um ticket de 1 euro.

Localização: Gran Via de les Corts Catalanes, 373-385.


Bunkers del Carmel

bunkers-del-carmel
Bunkers del Carmel

Por falar em mirantes e lugares bonitos para ver o por do sol, o Bunkers é uma excelente opção!

Durante a Guerra Civil Espanhola, foram construídos bunkers pelas tropas anti-fascistas para proteger a região de ataques aéreos. Mas hoje em dia as estruturas servem de ponto turístico pra quem quer ver a cidade de cima. A vista é sem dúvida nenhuma uma das melhores que você terá de Barcelona. Uma vez la em cima, você consegue ver como os quarteirões são formados e também vai vendo como o traçado deles mudam ao passar de uma parte da cidade a outra. A vista é realmente incrível e o ideal é subir ali no final da tarde, para pegar ainda o por do sol.

Não há comércios por alí, então é bom garantir levando um lanchinho na bolsa e água.

O metrô não chega tão perto dos Bunkers. O que você pode fazer é caminhar da estação El Carmel (linha 5, azul) por uns 20 minuto. Mas o melhor mesmo é pegar o ônibus V17 no centro e descer no ponto final. Dali é preciso subir o morro, mas a caminhada é tranquila.


Language Exchange

Language exchange
Language exchange | Foto ilustrativa

Esse não é exatamente um passeio ou um local fixo, mas é uma coisa super interessante de fazer também (principalmente se você tiver viajando sozinho ou com amigos)! É tipo um encontro de pessoas que se juntam pra praticar algum idioma. Se você procurar por “language exchange” no facebook, verá que existem diversos grupos que fazem isso em Barcelona. O que eu fui e gostei muito foi desse grupo aqui, mas é como eu disse: existem vários. É só questão de você escolher qual fica em um local mais próximo a você.

E funciona da seguinte maneira: você vai procurar o dia e horário do próximo encontro (nesse grupo que fui tem sempre as quartas, quintas e sextas) e quando chegar lá no local, terá uma pessoa pra te recepcionar e pegar seus dados: seu nome, sua língua materna e o(s) idioma(s) que você quer praticar. E ela vai escrever isso em um adesivo e você cola na sua roupa. A partir daí você pode começar a conversar com quem quiser! É só olhar a etiquetinha da outra pessoa e ver se ela fala o idioma que você quer praticar.

É super interessante, porque normalmente acontece em um bar (com um pouquinho de alcool todo mundo fica mais fluente em outro idioma né hahaha) além de ser uma ótima oportunidade de você conhecer pessoas locais, ou até turistas, e saber um pouco mais sobre novas culturas, porque nesses encontros costumam ter gente que viaja muito. E também é uma boa opção pra quem saber começar uma amizade!


Laberinto da Horta

laberinto-da-horta
Laberinto da Horta | Foto: @blogfuiali

Esse parque é um dos meus preferidos em Barcelona! Ele é gratuito aos domingos e quarta feira, mas nos outros dias ainda é bem baratinho, custa só 2 euros. Dentro do parque tem o jardim mais antigo preservado de Barcelona.

O labirinto na verdade é apenas uma pequena parte desse parque que é enoooooorme! O espaço todo tem inúmeras obras de arte – principalmente esculturas -, bem como várias lagoas, cachoeiras, fontes e um canal que atravessa a sala superior. Na jardineria, o labirinto se destaca, feito com cipreses cortados. Há também alguns ambientes de diferentes estilos, do neoclássico ao romântico.

É, sem dúvida, uma ótima opção de passeio!

Localização: Pg Castanyers, 1 – Barrio:Montbau

 

Veja mais fotos
Quer ver mais dicas de lugares que fomos e indicamos?
Siga o instagram @blogfuiali e FanPage Blog Fui Ali

 

E você, já foi em algum lugar em Barcelona grátis que não está aqui na lista? Conta pra gente! Queremos reunir o máximo de lugares assim para ajudar outras pessoas a montarem um roteiro mais econômico.

 



Booking.com

Autora

Paola Ramos

Mineira, 30 anos, leonina, designer, e acha que é fotógrafa nas horas vagas. Adora conhecer novas culturas, tradições e principalmente experimentar a culinária de cada local. Criou o blog para deixar registrado os lugares que já foi e mostrar dicas que possam ajudar quem quer ir.

Author Social Media Icons

1 Comment Barcelona grátis o ano inteiro

  1. Pingback: 5 aplicativos gratuitos para aprender e praticar um novo idioma

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *