Sant Jordi e as rosas vermelhas – Nossa primeira festa tradicional em Barcelona

Que Barcelona adora flores já é muito perceptível logo nos primeiros minutos caminhando pela cidade. A grande maioria dos prédios possuem uma pequena varandinha, e as mais simpáticas sempre têm alguma flor, ou muitas delas. Mas apesar de ter começado esse post falando das flores e das varandas, ele na verdade é pra falar das rosas e livros, tradicionais por aqui no dia de Sant Jordi.

No dia 23 de Abril é comemorado o dia do livro, devido a morte do escritor Miguel de Cervantes e também o dia de Sant Jordi, o padroeiro da Cataluña e é por esse motivo é que as ruas de Barcelona ficam repletas de pessoas andando com rosas e livros pela cidade.

Fiquei curiosa pra saber a origem dessa tradição e resolvi procurar. Procurei em vários lugares sobre o significado dessa tradição, e algumas são as histórias por trás dela, mas a que mais se repete é a de que existia um dragão que era alimentado todos os dias com animais, mas os animais foram acabando e os guardiões desse dragão começaram a pegar pessoas aleatoriamente pra entregar pra ele, até que um dia escolheram a filha do rei, e quando o dragão foi se alimentar dela, Sant Jordi o confrontou e o venceu com sua espada. E do sangue derramado do dragão surgiu uma flor que ele entregou para a Princesa. E aí criou-se a tradição de dar rosas às mulheres.

Estamos aqui a pouco tempo e ainda não tínhamos ido à Casa Batllo, mas quando soubemos que ela estava toda em clima de Sant Jordi, tivemos que adiantar nosso passeio turístico e fomos lá ver de perto como estava a decoração, e devo admitir que estava incrível! Ela estava toda enfeitada com rosas vermelhas!

Fiquei apaixonada com o que vi!

É difícil saber a história exata por trás dessa tradição, mas uma coisa eu sei: é encantador andar pelas ruas e ver todo mundo andando com livros e principalmente rosas vermelhas nas mãos.

As ruas ficam muito cheias, porque além dessa festa tradicional, essa é uma época de verão também, então há muitos turistas por aqui. Mas é lindo caminhar pelos lugares e ver todas essas rosas. A cidade realmente vive essa tradição.
Estamos ansiosos pelas próximas festas!

 

___________________________

E você, já nos segue no instagram @blogfuiali e na nossa fanpage?

Autora

Paola Ramos

Mineira, 30 anos, leonina, designer, e acha que é fotógrafa nas horas vagas. Adora conhecer novas culturas, tradições e principalmente experimentar a culinária de cada local. Criou o blog para deixar registrado os lugares que já foi e mostrar dicas que possam ajudar quem quer ir.

Author Social Media Icons

10 Comments Sant Jordi e as rosas vermelhas – Nossa primeira festa tradicional em Barcelona

  1. Dalila Barakat maio 13, 2017 at 4:42 am

    Que tradição mais linda, adorei e nunca tinha ouvido falar.
    Só a história que é bem estranha, né. rs
    Mas a Casa Batllo florida ficou ainda mais linda.

    Reply
  2. Ana Flores maio 12, 2017 at 10:11 pm

    muito legal esta festa. a casa batlo ficou absurdamente linda com todas aquelas flores! que coisa mais linda! adorei!

    Reply
  3. Diego arena maio 12, 2017 at 9:28 pm

    Adorei o post. Deve ter sido muito bom estar aí neste dia. A casa Batlo está linda.
    Obrigado por compartilhar.

    Reply
  4. Lulu Freitas maio 12, 2017 at 6:49 pm

    Que post lindo!!!!! Que privilégio estar na cidade justamente nesse dia. Adorei!

    Reply
  5. Leo Vidal maio 12, 2017 at 4:12 pm

    Tão bom vivenciar uma festa tradicional no local. Achei linda a decoração que fizeram na Casa Batlo, ficou ainda mais bonita. Adorei conhecer sobre a data.

    Reply
  6. Fábio Junior Alves maio 12, 2017 at 2:03 pm

    Que cena linda a Casa Batllo enfeitada com rosas vermelhas, um dos cartões postais de Barcelona que nesta época fica ainda mias incrível. Adorei a dica, ainda não tinha conhecimento da festa de Sant Jordi.

    Reply
  7. Adriana Mendonca maio 12, 2017 at 7:17 am

    Gente, que coisa mais linda! Não sabia dessa festa. A Casa Batlo já é incrível, mas com essas flores fica um absurdo!!! Obrigada por compartilhar, se um dia eu voltar a Barcelona vou tentar ir nessa epoca 🙂 Beijos!

    Reply
  8. Francisco Piazenski maio 11, 2017 at 7:51 pm

    Nossa, que aperto no peito que me deu. Voltei de Barcelona agora em Março, e vê-la com essas flores, foi bonito demais. A Casa Batllo ficou magnífica. Parabéns pelo relato!

    Reply
  9. Michela Borges Nunes maio 11, 2017 at 6:33 pm

    Que linda ficou a Casa Batllo!! Fomos duas vezes a Barcelona, mas no inverno, e não estava assim tão lindo. Adorei conhecer sobre o dia 23 de abril, pois eu nunca tinha ouvido falar. Amei o post!

    Reply
  10. Viajante Comum maio 11, 2017 at 4:21 pm

    Que coisa mais linda! Não sabia dessa festa! imagino a sua alegria! Lindas fotos!

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *